quarta-feira, 20 de maio de 2020

Sou de Penedo, sim!


A vontade que eu tenho
É pegar uma balsa e o Velho Chico
atravessar
Ir pras ruas de Neópolis, no Zé Pereira pinotar

A vontade que eu tenho
É pegar carona numa lancha
a motor, em Carrapicho extravasar
meus sentimentos
Reviver bons momentos, minha
gente abraçar

Me diga como faço pra acabar
Com a saudade imensa do meu lugar
Que insiste em não se acostumar
Dizendo que aqui não vou ficar
Penedo amô, pode me esperar!

Se sou de Penedo?
Não é mentira
Aquelas águas do Velho Chico
já me molhou
Penedo acolhedora, terra querida 
Vivo longe, mas de ti não tô esquecida
******************************

Nota: Neópolis e Carrapicho (atualmente Santana do São Francisco) são cidades que ficam do lado sergipano do Rio São Francisco (também chamado de Velho Chico); por isso se faz a travessia de balsa,lancha ou canoa.
Nestas e em outras cidades ribeirinhas anualmente acontece a Festa do Bom Jesus dos Navegantes,Carnaval e outros eventos culturais das respectivas cidades. Por isso é comum as pessoas fazer a travessia nos períodos festivos ou por outros motivos, diariamente.

9 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Um poema que retrata costumes das "nossas Cidades" Gostei de ler!

-
Intempéries no sentimento imaturo

Beijo, e um excelente dia :)

" R y k @ r d o " disse...

Grato pela partilha. O saber nunca ocupou lugar, não é mesmo?
.
Saudações poéticas
Cuide-se ... proteja-se.

Ester disse...

Gracias por la aclaración para los que no lo conocemos es estupendo entenderlo. Un abrazo

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

"Quem puxa aos seus não degenera."
E quem ama seu torrão
É fiel ao coração,
Leal à história, essa fera
Que dorme, mas a espera,
De ser acordada um dia
Mostrando o que se não via
Do que somos como ser.
Teu espaço dá prazer
De estar, pois é poesia!

Abraço cordial! Laerte.

María disse...

Un bonito poema.

Besos

Jornalista Douglas Melo disse...

Querida Valdelícia”,
Onde estão os foliões tocando bombos? Onde está o ar misterioso e macabro, dos gigantes bonecos carnavalescos?
Acho que o “velho Chico” está incomodado, “naqueles dias”... “De Xico”, onde sangra e molha, mas, não fere.
“Beijos... Xerus e cafunés!!!” 😉

Margarida Pires disse...

Querida Vall!
Que belo navegar por entre palavras tão pessoalmente belas.
Um meigo abraçar.
Megy Maia🌈

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz e saúde, querida amiga Vall!
Muito bom passear pela imaginação em lugares que está nosso 💙.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno

A Paixão da Isa disse...

NAO CONHECIA MAS O POEMA ELE ESTA MUITO BONITO BRAVO BJS

Manipulações

Cuidado! Ali ,em alguma parte desse jardim…cuidado com a serpente! Ela é ardilosa,encanta muita gente. Certo dia,disse que Eva p...