quarta-feira, 24 de maio de 2023

Os mal-entendidos da linguagem


Dizemos tanto sem abrir a boca. Dizemos muito mais ao verbalizar o que sentimos sobre algo ou alguma situação.
Seja na forma oral ou escrita,falar é complicado. Mesmo entre os falantes de uma mesma língua,porque o corpo fala,as expressões corporal,sem esquecer dos emojis na linguagem virtual…o tom da voz e tantas outras formas de expressar um pensamento ou sentimentos que ganham vida e dizem mais e mais.
Tudo isso modifica de algum modo o que está sendo dito ou escrito.
E essa linguagem não está nas gramáticas,ela é viva como a língua e não está situada num determinado tempo. Ela diz sobre o agora.
Ao ler o livro O Pequeno Príncipe,na parte em que ele conversa com a raposa (capítulo XXI),quando ela fala sobre cativar,que é criar laços com alguém,também chama a atenção para a fonte dos mal-entendidos: a linguagem.
Pois ela também sofre as inferências e hipóteses da outra pessoa;podendo afastar ou aproximar. A linguagem está carregada de emoções implícitas ou explícitas nas palavras do diálogo,nos gestos e olhares.
Na forma escrita,está além dos sinais de pontuação,do tipo de fonte e da cor escolhida. A exclamação ganha outros sentidos,pode afirmar com surpresa ou alegria e pode ser uma negação daquilo que seus olhos duvidam que estão lendo…
Mesmo contextualizando é difícil determinar o que diz a sentença. Isso sem falar das possíveis indeterminação do sujeito.
No cotidiano a língua não vive os dogmas gramaticais,ela flui e reflete o momento presente.



Valdelice Nunes
Maio/2023
*imagem* Pinterest 
#Jøfráseø_Editora



https://www.facebook.com/Valdelicenune

4 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, querida amiga Vall!
E, por mal entendidos as pessoas deixam de se falar e se relacionar, é pena!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Mariete Salema disse...

Quando acontecem os mal entendidos até desgraças/morte já aconteceram.
*
Terça feira de Paz e Amor.
*/*

Jovem Jornalista disse...

Bela reflexão. Adorei!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

pensandoemfamilia disse...

Ótima reflexão, a complexidade da comunicação passa por muitos níveis. Muitas vezes o que é expresso por palavras ou gestos provocam mal entendimentos. pois as referências pessoais trazem ruídos e distorcem o que se deseja comunicar.
Boa noite

Manipulações

Cuidado! Ali ,em alguma parte desse jardim…cuidado com a serpente! Ela é ardilosa,encanta muita gente. Certo dia,disse que Eva p...