quarta-feira, 5 de abril de 2023

FORA DA ENGRENAGEM


Quando acreditei que podia transformar o mundo,quis participar de movimentos estudantis,quis ir nas rádios da cidade para discutir temas educacionais,quis…
Porque foi quando avancei nos estudos que constatei minha incapacidade para derrubar um sistema fraudulento que só favorece a ele mesmo.
As pessoas estudam apenas para virar seus funcionários e perpetuá-lo.
Atualmente,continuo estudando sem discutir com mentes calcificadas. Não adianta debater o ensino (institucionalizado) atual e o de antigamente,o objetivo não se alterou.
Minha única certeza é a de que todos podem e devem buscar conhecimento,não importa a idade nem se está ou não matriculado numa instituição de ensino.
Todos devem estudar o que realmente lhe traz alguma satisfação e ofereça desafios. 
O saber institucionalizado traz uma grade curricular que estabelece diretrizes para o educador e o educando. O que nem sempre faz sentido real para quem está ali matriculado.
Estudar para obter um certificado ou um diploma encheu o mundo de pessoas que nada sabem de fato,apenas se "prepararam" para exercer uma profissão. 
E na realidade se converteram em meras peças de uma gigantesca engrenagem de um sistema cujos reais interesses todos desconhecem, inclusive os que se especializaram na arte de transmitir o conhecimento.
Alguém já viu o que está estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,s) ser executado como se escreve ali?
(Sem citar as outras leis que norteiam o ensino neste país).
A Educação aponta caminhos,e eles podem levar a inúmeras direções. Estudar é uma necessidade e todos, mesmo sem saber, buscam compreender as coisas,as pessoas e o mundo de modo geral. Aprender, é antes de tudo,um instinto.
Fui ingênua ao pensar que só por alcançar um título,após anos de formação,tudo estaria nos trilhos e a mudança não tardaria,pois ideias não me faltam. O problema é que as mesmas não cabem no sistema educacional vigente.




Valdelice Nunes
Abril/2023
*imagem* Pinterest editada
#Jøfráseø_Editora



https://www.facebook.com/Valdelicenune

Um comentário:

Cidália Ferreira disse...

.
Sejamos sensíveis à reflexão; à união; à partilha; à solidariedade. Que todos os dias, dentro dos nossos corações, haja espaço, para a renovação e o perdão.
.
Páscoa Feliz para todos...
.
Farei uma pequena pausa por motivos pessoais.
Beijos e abraços, tão doces, como as amêndoas.

Stand by

A vida não espera,você para e ela segue. Não tem como voltar ao que se foi,nem como pausar para viver depois. Sua tela até conge...