domingo, 13 de fevereiro de 2022

Cantiga de Amor 9

imagem👉🏻Mungfali. com

Quem dera estar perto daquele que amo!

Meu semblante tristonho, denuncia esse louco querer.

Quisera atravessar o oceano,na busca de viver ao lado daquele que amo…
Enfrentaria o vendaval,galopando sobre o vento.
Viver afastada de ti,meu pior tormento!

Quem dera ter a certeza dos seus sentimentos,isso aplacaria parte desse sofrimento.

Amado meu,quero tanto saber se estou nos teus sonhos!

Se acordas risonho,se pensas em mim ao longo do dia…

Me ver nos teus olhos,será minha maior alegria!


 💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜



📣Parei um pouquinho por aqui para retomar meu projeto de "Cantigas de Amor e de Amigo". Como nunca falei sobre o meu jeito de fazê-las,tendo por base o Trovadorismo,resolvi esboçar o meu poetizar nada provençal.

Cantiga de amor,surgiu na Idade Média (Trovadorismo) e traz um lírico masculino,que canta o amor não correspondido. No entanto,se mantém altivo e disposto a ter sua dama em um momento futuro,eterno pretendente: 
Um "quem sabe ela me nota"! 
Ou "Estarei aqui" quando ela estiver livre. É uma espécie de suserania e vassalagem poética.
A dama é apresentada por características, idealizadas,de comportamento e de beleza.

Na versão que escrevo,haverá um lírico (também) feminino. Isto é,terá vozes femininas e vozes masculinas nas minhas produções. E o amor será correspondido em muitas situações.
Trago diversas linguagens e cotidiano dos nossos dias.
Eu não costumo reproduzir estilos,mas crio minha marca a partir dos existentes.
Outro ponto,o meu eu poético nem sempre trará o formalismo. As linguagens são diversificadas,ilustrando diferentes sociedades.
Como no meu poetizar,tudo será despadronizado. Os estilos literários variam,de acordo com o assunto abordado.
A Literatura e seus movimentos trazem as características de uma época. Tais marcas nos guiam nos dias atuais. Pois, a escrita é geográfica. Ela mostra direção,aponta endereços e permite novas rotas.

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

UM poema muito bom!
Pena a letra ser tão pequena!

São ocas as palavras que se soltam...

Beijos, e um excelente Domingo

" R y k @ r d o " disse...

Poeticamente deslumbrante de ler. Deixo o meu mais fervoroso elogio.
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Manipulações

Cuidado! Ali ,em alguma parte desse jardim…cuidado com a serpente! Ela é ardilosa,encanta muita gente. Certo dia,disse que Eva p...