terça-feira, 26 de julho de 2022

Parindo Versos


Parece que me refiro a algo doloroso e próprio da natureza feminina. Peço desculpa pela analogia. Mas,escrever é algo inerente ao ser humano e não se restringe ao gênero.
Quis somente expressar a beleza e a dificuldade que um poeta pode encontrar na elaboração de seus textos poéticos.
Pois, a poesia se faz presente no existir,fala por si mesma. Seja numa imagem,num simples rabisco. A mensagem está ali, implícita ou explícita.
Parir versos pode ser bastante prazeroso,tudo vai depender das habilidades e do poder de criatividade que o poeta possuir. Porque escrever é muito íntimo,apesar das técnicas de escrita utilizadas. Mesmo assim,um momento delicado para o fazedor de versos.
Recorri ao dicionário para esclarecer o significado da palavra parir. E, de acordo com o Michaelis Online (michaelis.uol.com.br): é o mesmo que dar à luz, expelir do útero,partejar,desemprenhar. É um verbo transitivo direto e indireto que trás também sentido figurado, é justamente nesse ponto que tratarei o desemprenhar dos sentimentos e das ideias. Ou seja, como os versos podem ser expelidos da mente.
No princípio são sentimentos,estes perturbam, coçam,provocam a mente. Tiram o sono,como uma espécie de demônio que se apodera do indivíduo.
Parece sumir em alguns momentos;no entanto,estão ali latentes.
E basta um olhar,uma imagem,uma palavra,um gesto... Pronto,eis o gatilho! Tudo volta de repente.
Um momento premente e também de alegria,mas as perturbações não cessam até que sejam colocadas para fora,em forma de versos.
Basta pegar papel e caneta,ou mesmo um telefone para descarregar todas as ideias. Depois disso,ler e reler. Quantas vezes for preciso.
Isso servirá para corrigir palavras,fazer substituições e rever a ordem das ideias,sua amarração.
Todo o processo pode levar dias,meses,em outros casos,somente algumas horas.
Então,os sentimentos se tornam versos e habitam o mundo poético.
Assim são paridas as ideias para se tornarem estrofes e versos de um poema.
Graças a essa capacidade de criar e de recriar,o poeta tem liberdade para compôr poesias em todas as suas formas. Ela é o "cano de escape" para falar de si mesmo e dos males da sociedade.
É dessa forma que suas "crias" poéticas recebem o sopro da vida e pelas mídias se propagam,em variados portadores de texto.
Cada poeta carrega em si a arte de emocionar,de comunicar,de interagir ao parir suas ideias,ainda que não tenham formato padrão. Isto é,poesias disformes, isso poderá ser desenvolvido noutra ocasião.
Porque ali está seu estilo,seu modo de perceber o mundo e as pessoas. Não se trata somente de agrupar palavras e versos. Não é só rimar. Embora, precise seguir o ritmo,deixar fluir o movimento para nascer o produto de sua imaginação que vai muito além da inspiração; fazendo uso de outros conhecimentos,seja do mundo ou do meio acadêmico.


Valdelice Nunes
Campinas, SP 
Julho/2022

#Jøfráseø_Editora

3 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Adorei o texto!!
.
Beijos. Boa tarde

Jovem Jornalista disse...

Gostei muito de conhecer o mundo dos poetas.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

lucindamartins18@gmail.com disse...

Fantástico! Amei ler

Manipulações

Cuidado! Ali ,em alguma parte desse jardim…cuidado com a serpente! Ela é ardilosa,encanta muita gente. Certo dia,disse que Eva p...