segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Aos que sabem,e a quem ainda não sabe,peço compreensão


Evito falar de Fibromialgia porque os julgamentos são incessantes e muito desnecessários. Resumindo,ela é uma reunião de muitas síndromes e cada pessoa apresenta seu próprio conjunto de males. Os mais comuns são dores por longos períodos, intestino irritável, sensibilidade ao toque e fadiga.
Escrevo sobre Fibromialgia desde as primeiras postagens aqui no blog. No entanto ,sobre minha situação com ela, é a primeira vez que escrevo. As postagens são diretas ou indiretas sobre esse tema. Também passei a escrever mais sobre ela numa série de textos que batizei como "Afastamento Pessoal." Mesmo sendo naqueles dias de Covid-19,só quis expressar a vida difícil de alguém com fibro numa sociedade "saudável" que não tem respeito pelos diferentes. Não há leis que favoreça aos fibromiálgicos. Pois a síndrome ataca pessoas aparentemente saudáveis e jovens,na sua maioria. Como não atingiu a velhice,os médicos não podem pedir benefícios mais longos. E nem todos conseguem auxílio doença por estar longe dos cinquenta anos,pelo menos. Cada um com suas lutas. A principal luta e dizer e parecer está bem,o tempo todo.
Como dizer que essas pessoas não podem trabalhar no mesmo ritmo que as pessoas todas como normais? Há um impasse no meio médico,só resta viver sendo cobaias (para quem aceita) dos laboratórios para enriquecê-los... Doença tratável,mas sem cura é pura piada!
Nem todos têm acesso aos tratamentos,o Sistema Único de Saúde não tem condições de tratar pacientes com Fibromialgia,nem todos os profissionais de saúde estão habilitados a tratar este mal invisível. Entre eles  encontramos desconhecimento e preconceito.
Vivemos num universo capitalista, a real intenção é manter as pessoas doentes,isso gera maior lucro, mantém todas as áreas interessadas faturando e financia estudos para a tal cura (será?). Não somente da fibro,mas de tantas outras patologias que "desafiam" a Ciência.
O blog não existe para escrever sobre fibro ou fazer exposição da minha vida. Não gosto de exibição. Mas,aqui é meu espaço e nele apareço de inúmeras formas.
Então,hoje trago esta postagem para falar dos inúmeros desconfortos na vida de quem vive com a fibro, também chamada de FM. Nos últimos meses,notei que as postagens sobre fibro estão sendo mais visualizadas,mesmo que não recebam novos comentários.
Os desconfortos são cíclicos,tem dores difusas,confusão mental,fraqueza muscular, distúrbios do sono, formigamentos...entres outros. Cada postagem feita retrata o que vivi naquele momento. Fora o que não coube nas estrofes do poema.
Assim como eu,cada pessoa precisa conviver com limites e vencer desafios diários. E,isso não me faz inferior ou superior a ninguém. Sou apenas alguém que precisa conviver com tudo que sou e com todo o resto das pessoas esperam que eu seja.
Quando criei este blog até os comentários eu desativei,pois minha intenção era e continua publicar o que escrevo.
O Poetizando é o meu alfarrábio digital,sem outras pretensões.
Aqui sou a voz de todos os sujeitos líricos sem deixar de ser eu mesma. Sou as inspirações que liberto ao postar cada texto. Que depois são carregadas pelos ventos das sensações de cada leitor(a) e se espalham mundo afora.
Sou imensamente grata aos que leem e comentam,ou somente se fazem presentes aqui desde sempre.
Blogar é sobre sentimentos reais e imaginários. Afinal é isso que escrever permite aos que fazem uso das linguagens para soltar sensações.
Para mim,nunca foi sobre milhões de seguidores,títulos ou prêmios.
Não consigo ler todos os que me visitam nem tudo que saio curiando na blogosfera. É sobre pessoas interessantes,conscientes e autênticas. Não tenho paciência para ser o que não sou.
Então,quando sigo um blog é porque gosto do que tem nele e irei lá sempre que conseguir.
O cansaço mental é difícil de driblar,e como tenho atividades fora do mundo virtual,fica impossível me dedicar às leituras,mesmo que semanalmente, quinzenalmente,mensalmente.
Eu leio quem me chama atenção. Nem sempre comento,por motivos variados ou por não saber expressar com palavras o que senti ao ler a publicação. 
Creio que espaços criados nesse mundo virtual nos permite entrar em contato com todos,já desenvolver uma proximidade é outra questão.
Tenho outras redes sociais e nelas não comento tudo nem estou em contato com as pessoas o tempo todo. Tudo é questão de bom senso.
Blogar,para mim, é compartilhar conhecimento. Todo o resto é consequência das consequências.
Sou mais vista,nas outras redes e aqui,pelas pessoas que nem me seguem. Apenas acompanham as postagens sem interagir. Isso é muito bom,sei aonde estou chegando sem trocar elogios ou farpas.
Deixo um abraço para cada pessoa que passa por aqui, e nas que se fazem presentes desde o comecinho.
Sem vocês eu não existo como pessoa que escreve.
Obrigada a todos os países que estão sempre comigo. E cada região desse meu gigante Brasil.



Valdelice Nunes
Fevereiro/2024
*imagem* Pinterest 


https://www.facebook.com/Valdelicenune

@valdelicee.nunes

2 comentários:

Juvenal Nunes disse...

Espero, vivamente, que possa resolver o problema de que fala, ou, pelo menos, atenuá-lo nos efeitos negativos que lhe causa.
Desejo uma boa semana com muita saúde.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Jovem Jornalista disse...

Compartilhar dores ajuda a amenizá-las. Sei que você tem se esforçado e procurado viver da melhor forma, que assim seja.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Boca da Noite

“Oi moça!” “Oii…” Ela sempre respondia depois de passar por ele,andava distraída. “Boa noite moça!” “Boa noite!” Outra vez,respo...